Mesmo com os esforços do Presidente Lula e do vice José Alencar para arranjar pra Marcelo Crivella, da Igreja Universal, uma boa dobradinha de apoio a sua candidatura em outubro para a reeleição para o Senado pelo Rio de Janero, o cerco está cada vez mais se fechado e se complicando para o sobrinho de Edir Macedo. Dois dos principais líderes evangélicos na política, o Bispo Manoel Ferreira da Igreja Assembléia de Deus e o ex-governador Anthony Garotinho, anunciaram que não vão apoiar Crivella nas Eleições 2010.
O ex governador e ex candidato a presidente Anthony Garotinho foi proibido pelo deputado federal, líder da Assembléia de Deus na política e anteriormente indicado ao Nobel da Paz, Bispo Manoel Ferreira de apoiar ou criar qualquer aliança com Marcelo Crivella nessas eleições, mesmo sendo os dois do mesmo partido.
Eleições 2010, dia da votação do primeiro turno e segundo e quando começa e termina o horário eleitoral
O atual governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, também anunciou que não quer apoia-lo, pois já tem seus dois candidatos ao Senado. Além disso, ele não esquece que Crivella cobrou muito caro para que apoiasse Eduardo Paes, amigo de Cabral, no segundo turno das eleições para a prefeitura do Rio de Janeiro em 2008.
O primeiro turno das eleições será no dia 3 de outubro com votos para novo presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. O segundo turno deve acontecer no dia 31 de Outubro. A propaganda eleitoral será permitida a partir do dia 6 de julho. No rádio e na televisão, o horário eleitoral gratuito do primeiro turno das eleições tem início no dia 17 de agosto e termina em 30 de setembro. Se houver segundo turno, a propaganda deve começar até 16 de outubro.
Este ano, pela primeira vez na história, uma candidata declaradamente evangélica concorrerá nas eleições para presidente. Marina Silva, da Assembléia de Deus, será candidata pelo PV, é contra o aborto e a favor da educação e preservação ambiental.